terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Bem vindo ao Reciclando a Vida!


O Projeto Coleta Seletiva do Jangurussu – Reciclando a Vida, nasceu em 2006 através da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), funciona na Usina de Reciclagem do Jangurussu e envolve diretamente 115 catadores e catadoras que antes trabalhavam em situações precárias e insalubres.

O Projeto tem como objetivo: minimizar os impactos ambientais gerados pelo lixo sólido na cidade, preservar o meio-ambiente e educar a sociedade quanto à importância da separação dos resíduos (plástico, papel, vidro e alumínio); além de proporcionar melhores condições de trabalho aos catadores(ras) e inclusão sócio-econômica dos mesmos de forma organizada.

Os resíduos recicláveis são recolhidos através da doação dos materiais pelos parceiros do projeto ou coletados em cerca de 120 grandes geradores de lixo na cidade, o material vai direto para o Galpão dos Recicláveis, onde é feita a triagem e, depois, a comercialização pelos próprios catadores e catadoras.

Os trabalhadores também participam de vários cursos e outras atividades voltadas para a área administrativa e para a cidadania.

O projeto é executado em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Banco do Brasil, Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), Pastoral do Povo de Rua, Cáritas Diocesana e Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável.

Nenhum comentário: