terça-feira, 18 de março de 2008

Mobilizadores da Ascajan em busca de novos parceiros

Equipe estará em campo sensibilizando geradores

O Projeto Coleta Seletiva do Jangurussu – Reciclando a Vida, que tem à frente catadores e catadoras da Associação de Catadores Solidários do Jangurussu (Ascajan), inicia nesta semana mais uma série de visitas em grandes geradores de Fortaleza. O objetivo é conseguir novos parceiros doadores de material reciclável para o projeto.

A equipe de mobilizadores é formada por seis representantes da Ascajan e três técnicos. Segundo a coordenação do Projeto, cerca de dez visitas já estão agendadas, entre elas: condominíos, super-mercados, empresas e instituições. “A meta principal é captar mais parceiros, o que vai significar mais material para o Jangurussu e se reverter em uma renda maior para os catadores” explica, Liana Matias, assistente social da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), órgão no qual o projeto também está ancorado.

A mobilização também vai re-visistar antigos geradores que até o momento estão inativos, e com isso retomar a coleta de materiais doados. Aproximadamente 90 geradores - entre efetivos e eventuais - são parceiros do projeto, o que gera pouco mais de 40 toneladas/mês de material reciclável. A Ascajan prevê triplicar a quantidade de material reciclável obtido por meio desta e de outras mobilizações.

O Reciclando a Vida tem pouco menos que dois anos de existência, e associados a ele estão cerca de 70 catadores e catadoras que pouco-a-pouco conseguem melhores condições através da efetivação do projeto.

Fomentam este projeto a Fundação Banco do Brasil, Banco do Brasil, Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), Cáritas, Fórum Lixo e Cidadania e a Pastoral do Povo de Rua.

Nenhum comentário: